terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

PEDRO NAS ESTRELAS




Pedro nas Estrelas


Itamar Farah

Pedro nas Estrelas

Pedro vivia sonhando com coisas novas e diferentes . As pessoas o achavam até um pouco distraído...Elas diziam. “– Pedro, você parece que está sempre no mundo da Lua.”

Pedro tinha uma vida boa, sua família, seu cachorro Luck, que era muito esperto... Até parecia o dono...

Juntos,Pedro e Luck brincavam e até estudavam a lição de casa. Luck era seu companheiro, enquanto a mãe de Pedro ia ao trabalho.

Pedro vivia sua vida, cumpria com suas responsabilidades diárias e também ficava pensando o que seria quando fosse grande... Sonhava, sonhava e sonhava, tanto que um dia sonhou acordado e adormeceu...ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Pedro nas Estrelas!


Acordou estava lá nas estrelas – ficou confuso, era um sonho, ou estava acordado mesmo? Pedro não se importou, queria entender como podia estar nas estrelas sem roupa de astronauta? Pior ainda, Luck estava com ele, também voando, parecia um satélite, estava engraçado, com as orelhas flutuando em pé e quando latia não conseguia ouvi-lo... Era um AUF , AUF abafado, Pedro falava : “ - O que foi Luck????”


Luck começou a voar atrapalhado, com as quatro patas um pouco desgovernadas, em direção a um castelo, que estava no meio das estrelas. Já que não estava entendo nada mesmo, muito menos aquele AUF abafado o Luck... Pedro resolver acompanhá-lo.

Chegaram ao castelo todo cheio de nuvens ao redor. Havia um grande jardim e uma porta enorme, daquelas que agente só vê em filmes de terror.

Pedro, um pouco assustado, empurrou a porta, que para sua surpresa, abriu rapidamente... e sem nenhum rangido. Ele pensou: “- Parecia tão pesada. Que estranho!”

-“Vamos Luck !

Não foi preciso falar de novo e Luck já subia as escadas e latia, latia...agora um AUF AUF melhor, parecia um cachorro mesmo..

Pedro achava tudo novo e estranho.. que lugar seria aquele afinal?

Olhou para todas a luzes do castelo, que iluminavam com cores variadas, parecia um arco-íris...eram diferentes...

Ao chegar perto da escada, viu um menino descendo , lá longe. Pensou: “ - Quem será?”,

A imagem estava um pouco turva e com brilho em volta...

Quando o menino se aproximou, Pedro levou um susto enorme! Quase gritou!

- Você é .. é... é... Eu? (disse gaguejando)

- Sim, seu Eu, que está ai dentro!

- Como assim, por que está ai fora?

- Porque você não está me ouvindo ultimamente, achei melhor aparecer, quem sabe assim você irá me escutar!

Luck ficava apenas olhando e abanando o rabo para nós dois. Estranho ele não latiu nenhuma vez! Acho que ficou feliz de ter dois “ donos”.. mais ossos, mas carinho....nada bobo o Luck!

Meu Eu disse “ – Você adora a natureza e animais, e por isso vai escolher trabalhar com eles, quando crescer! Tenha coragem e realize seu trabalho sempre com amor... isso fará a diferença em sua futura profissão”

Conversamos durante muito tempo, afinal éramos velhos conhecidos...inclusive do Luck! De repente, ele começou a subir, subir e bem colorido ficou pairando no ar .Convidou Pedro para voar também. Ele foi...

Puxa !!!! Estava muito legal essa experiência!

Perto, um do outro, juntos enfim, eram um só, Pedro e Luck, voando de volta para casa...

Algumas estrelas estavam brilhando muito, e ficamos mais um tempo, só olhando, admirando a beleza do Universo.

Tinha um barulho estranho no ar, não sabiam o que era. Parecia uma voz dizendo:

- Capitão! Vamos fazer a exploração durante esta viajem estelar?

- Sim! Preparem a desmaterialização! Estaremos no planeta X em segundos! Precisamos conhecer novas culturas e formas de vida.Dr.Pedro irá conosco! Ele poderá fazer a exploração dos espécimes raros!


Pedro viu uma nave espacial, voando. Quando olhou novamente, lá estava ela, toda azul, brilhando, tinha um planeta vermelho, bem pequeno por perto, qual seria?!!!

Olhou de novo e viu na tela da TV, o seu filme favorito!

Pedro se levantou rápido, ainda zonzo e ficou assustado, será que estava dormindo? Isso foi um sonho?

Olhou para Luck que permanecia deitado a lado do sofá...e nada...Ele apenas parecia roncar... Engraçado, estava com as orelhas em pé!

Um livro na mão de Pedro, encostado ao lado, estava aberto e explicava o quanto era importante planejarmos e pensarmos em nosso futuro. E que ele dependia das encolhas que fazíamos no presente. Também falava sobre várias profissões.

A página que estava aberta era na profissão de Veterinário.

Agora Pedro tinha certeza! Bem lá no fundo, ele sabia, o que eu iria fazer em seu futuro!

Cuidar de todos os animais e seres vivos deste planeta.

E quem sabe um dia, de outros planetas também...


A Pedagogia do Amor

Vicente Martins

Professor do Centro de Letras e Artes da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA, Sobral, CE)

O educando, no processo de formação escolar, tem necessidade de amar e compreender. Da mesma forma, o professor, no exercício de seu magistério, tem necessidade de ser amado e ser compreendido.

Assim, a necessidade de amar do aluno e o desejo de ser amado do professor nunca andam separados, são a base de uma relação fraterna e recíproca entre professor e aluno.

Uma criança quanto mais sente que é amada, mais disciplinada estará para receber a ministração das aulas. Onde não há reciprocidade, isto é, o amor do aluno para com o professor e do professor para com seu aluno, não assimilação ativa, não há a razão de ser da educação escolar: o desenvolvimento do educando como pessoa humana.

A nova Lei de Diretrizes e Bases da da Educação Nacional (LDB), a Lei 9.394, promulgada em 1996, trouxe as bases do que venho denominando, nos meios acadêmicos, de Agapedia, a Pedagogia do Amor.

É a LDB que nos oferece os dois mais importantes princípios da Pedagogia do Amor: o respeito à liberdade e o apreço à tolerância, que são inspirados nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana. Ambos têm por fim último o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania ativa e sua qualificação para as novas ocupações no mundo do trabalho.

Na educação infantil, a Pedagogia do Amor torna possível o cumprimento do desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, na medida em que o processo didático complementa a ação da família e da comunidade.

No ensino fundamental, a Pedagogia do Amor se dá em dois momentos: no primeiro, no desenvolvimento da capacidade de aprendizagem do educando, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores e, no segundo momento, no fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

No ensino médio, a Pedagogia do Amor se manifesta na medida que nós, professores e futuros professores, aprimoramos o educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

Na educação superior, há lugar também para a Pedagogia do Amor. Ela se manifesta no momento em que os professores estimulam o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular, os nacionais e regionais. É a Agapedia que leva os alunos à prestação de serviços especializados à comunidade e estabelece com esta uma relação de reciprocidade.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

SUJEITOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL :

DA / SURDOS :
ESCOLARIZAÇÃO:
- ESCOLAS PARA SURDOS/ CONVENIADAS
- CLASSES PARA SURDOS
- SALA DE RECURSOS
DEFICIÊNCIA MENTAL :
ESCOLARIZAÇÃO :
- ENSINO COMUM
- CLASSE ESPECIAL
- SALA DE RECURSOS
- ESCOLA ESTADUAL ESPECIAL E / OU CONVENIADAS
TRANSTORNOS INVASIVOS DE DESENVOLVIMENTO :
ESCOLARIZAÇÃO :
- ENSINO COMUM
- SALA DE RECURSOS
- CLASSE ESPECIAL
- ESCOLA ESPECIAL
DEFICIÊNCIA VISUAL :
ESCOLARIZAÇÃO :
- ENSINO COMUM
- SALA DE RECURSOS
DEFICIÊNCIA FÍSICA :
ESCOLARIZAÇÃO :
- ENSINO COMUM
- ACESSIBILIDADE
- COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA / TECNOLOGIA ASSISTIDA
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA :
ESCOLARIZAÇÃO :
- ENSINO COMUM
- CLASSE ESPECIAL
- SALA DE RECURSOS
- ESCOLA ESPECIAL
ALTAS HABILIDADES / SUPER DOTAÇÃO
ESCOLARIZAÇÃO :
- ENSINO COMUM
- SALA DE RECURSOS
SURDO CEGUEIRA :
ESCOLARIZAÇÃO:
- ENSINO REGULAR
- SALA DE RECURSOS

DICA:

Mais uma dica de sites, pessoal. http://marciacs.ning.com/group/educaoinfantil

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

VIDA...

TODOS NÓS UM DIA, PELO MENOS, DEVERÍAMOS
APRECIAR AS COISAS
BELAS E
MUITO
ESPECIAIS
EXISTENTES...

Reflita sobre isso!

DEFICIÊNCIAS !!!

Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas, nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades. ( Hallaham, Kauffman, 1994 )

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Bibliografia recomendada

PARA QUEM DESEJA UMA BIBLIOGRAFIA INTERESSANTE E RICA EM INFORMAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PODE COPIAR O NOME DESSES LIVROS QUE EU ESTOU SIGERIDO PARA LEITURA QUASE QUE OBRIGATÓRIA, PRINCIPALMENTE PARA QUEM É MARINHEIRO DE PRIMEIRA VIAGEM. HOWARD GARDNER-Estrutura da mente e teorias das inteligências múltiplas.Artmed. DANIEL GOLEMAN-Inteligência Emocional. Objetiva. JACQUES GREGÓRIO-Dificuldades da aprendizagem,os aportes da psicologia cognitiva.Artmed. ALÍCIA FERNANDES-Psicopodagogia em psicodrama, morando no brincar. Vozes. MICHEL FARREL- Estratégias educacionais em educação especial.Guia do professor. Artmed

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

BOA TARDE COLEGAS !

Oi turma hoje coloquei uma minha foto no meu blog, acho que ficou legal e uma imagem do nosso curso lá na exattus. Estamos estudando várias matérias e o curso está cada vez mais interessante.