quinta-feira, 14 de maio de 2009

"A ARTE E DESENVOLVIMENTO DA PESSOA ESPECIAL"

Fazer arte é, "produzir um estado psíquico em que o sujeito começe a fazer experiências com seu ser, um ser em que nada mais é definitivo nem irremediávelmente petrificado; é produzir um estado de fluidez de transformação e de vir a ser".
( Jung, 1999, p.44 )
ARTE

Pode-se definir arte como meio de expressão comum à cultura de todos os tempos. Porém, um dos maiores problemas do sistema educacional é a não compreensão da natureza expressiva nas artes visuais, estabelecendo territórios separados e fronteiras invioláveis para a ciência e para a arte, quando não se pode fazer distinção entre uma e outra.

NATUREZA E FUNÇÃO

Fundamenta-se no desenvolvimento do educando em relação à sensibilidade, à percepção e observação e ao pensamento crítico frente a obra de arte, sua leitura e fazer artístico, buscando promover um ensaio para a compreensão critica da ARTE. Esta caracteriza-se em sua constituição com ciência.

Devido a complexidade sócio-cultural, fas-se necessário um estudo de sua natureza e função:

SENSÍVEL- relacionada com o "EU" sensível do aluno, portanto configura-se como natureza sensível, expontânea em sua forma de expressão. Importante, esta forma expontânea está subjetivamente relacionada com os aspectos afetivos vivênciados pelo aducando.

INTUITIVA- nesta forma a intuição é como a luz, a claridade que vem do interior, da alma, de dentro de nós mesmos, não sendo necessário a busca de ensinamentos do exterior.
OSTROWER, Fayga(1978), diz que: "a intuição capta a realidade verdadeira, a interioridade, a continuidade do objeto a ser conhecido. Entretanto ela, não precisa de nenhum suporte externo para realizar uma função específica".
Para outros a intuição nasce num momento inesperado quando o pensamento lógico foi esgotado. Esta se processa pela visão, audição... sensível, direta de algo real no plano da sensibilidade, pela percepção que se forma em decorrência do estreitamento das relações, e ainda pela participação emocional dirigida aos valores internos.