domingo, 23 de agosto de 2009

OBJETIVOS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA CORRESPONDENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Desenvolver uma imagem positiva de si mesmo atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

Descobrir e conhecer progressivamente o seu próprio corpo, suas potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar.

Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas potencialidades de comunicação e interação social.

Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante e transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.

Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Utilizar as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma, a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.


ASPECTOS GERAIS DOS CONTEÚDOS

- 0 a 2 anos: Fase do despertar do EU - corporal
Conteúdos:
- Elementos de estruturação do domínio corporal.
- Relações ludo-afetivo-sociais com o objeto com o outro e com o meio.
- Elementos cognitivos.

- 2 a 6 anos: Fase da D escoberta do EU - corporal
Conteúdos:
- Elementos de estruturação do domínio corporal.
- Controle da inibição voluntária.
- Relações ludo-afetivo-sociais com o objeto com o outro e com o meio
- Elementos simbólicos.
- Elementos ludo-cognitivos.
- Conhecimento do espaço imediato.
- Primeiros jogos de lateralidade.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Estimulação Precoce

O estímulo precoce tem como objetivo desenvolver e potencializar, através de jogos, exercícios, técnicas, atividades e de outros recursos, as funções do cérebro do bebê, beneficiando seu lado intelectual, seu físico e sua afetividade.
Um bebê bem estimulado aproveitará sua capacidade de aprendizagem e adaptação ao seu meio, de uma forma mais simples, rápida e intensa.
Todos sabemos que os bebês nascem com um grande potencial e que cabe aos pais fazer com que esse potencial se desenvolva ao máximo de forma adequada, positiva e divertida.


Sugestões de Brinquedos usados na estimulação em bebês de 4 a 6 meses de idade:

CINTURÃO DE BERÇO

Objetivo: estimula a visão, audição, linguagem, tato, a expressão facial e corporal, equilíbrio e a curiosidade.
Material: elástico largo, brinquedos coloridos e guizos.
Confecção: prender os guizos firmemente no elástico, espaçadamente, prendendo o elástico no berço.

CALÇA-SOFA

Objetivo: estimula postura, autonomia e mobilidade.
Material: calça jeans, jornais e enfeites de E.V.A.
Confecção: fechar a barra da calça, encher com bolas de jornais (ou outro material) e enfeitar.

ESPELHO

Objetivo: explorar a imagem da criança para que conheça seu corpo e diferenças entre indivíduos, seus gestos, emoções (choro, riso, triste, alegre, grande, pequeno, bebê, mamãe).
Material: espelho, enfeites diversos.
Confecção: decorar o espelho a critério de cada um.

MÓBILE SONORO

Objetivo: serve para distinguir os sons, atenção, cores e texturas.
Material: sucata, botões, pedaços de lápis de cera, papel, nylon, sino.

ROLO DE ESPUMA

Objetivo: sustentação da cabeça.
Material: rolo, esponja, 1 folha de EVA, enfeites coloridos.
Confecção: enrolar a esponja no rolo, depois a folha de EVA, prender as pontas com fitas e enfeitar.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009