quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FOTO DE MINHA FORMATURA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL

DEFINIÇÃO BRASILEIRA

* São consideradas crianças portadoras de altas habilidades as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isolados ou combinados:
- Capacidade intelectual superior
- Aptidão acadêmica específica
- Pensamento criador ou produtivo
- Capacidade de liderança
- Talento especial para artes visuais, dramáticas e música
- Capacidade psicomotora

HABILIDADE INTELECTUAL GERAL:

* curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidade de abstrair mais desenvolvida e atitude de questionamentos.

DEFINIÇÃO DA PESSOA PORTADORA DE ALTAS HABILIDADES

"Altas Habilidades referem-se aos comportamentos observados e/ou relatados que comfirmam a expressão de traços consistentemente superiores em relação a uma média (...) que permanecem com frequência e duração no repertório dos comportamentos das pessoas, de forma a poderem ser registrados em épocas diferentes e situações semelhantes".

(...) "Esses educandos apresentam envolvimento com a tarefa e criatividade (...) capacidade e potencial para desenvolver esse conjunto de traços e usá-los em qualquer área potencialmente valiosa da realização humana, em qualquer grupo social".
(MEC/SEESP, Brasília, 1995; p. 13)

ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES

Aluno exibido? Ou gosta de compartilhar suas descobertas?
Não é nota 10 em tudo! Precisa ser exigido como tal?
Atrapalha!... Ou tem outro tempo?
Se interessa demais!... Ou encherga e realiza outras associações?
É chato!... Ou me sinto desafiado?
Extrapola o tempo proposto!... Extrapola ou... vai além?
Não responde às expectativas do professor! E as de aprendizagem?
É desleixado! Não copia! Estará com outros interesses?
Precisará copiar para aprender?

Curso Altas Habilidades- Profª Angela Virgolim-UnB