Carta aberta da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down
No começo do anos 80 o conceito de Inclusão Total começou a tomar conta do Brasil.
Defensores da idéia como Marsha Forest e Jack Pearpoint influenciam familiares e professores com a idéia
de que pessoas com deficiência podiam e deviam conviver e aprender com todas as crianças, e provaram
que isso era possível,"Inclusão tem tudo a ver com mudança".
Estar incluido quer dizer estar junto, compartilhar, crescer e construir com a própria geração, significa
também pertencer, exercer cidadania e existir frente à sociedade como sujeito de direitos e deveres
É preciso considerar que a educação inclusiva como conceito de Educação para Todos(as),onde não existe
a presença do mas,não há espaço para exceções. Lugar de criança é na escola regular e dentro da classe
comum,não importa a etnia, classe,orientação sexual, população,ou se é do campo ou da cidade. Pertencer
é um direito, e no caso da criança, é dever da família, do Estado e da sociedade , e por isso mesmo, todas
as crianças podem e devem estudar e conviver dentro da escola, com os pares da sua própria geração, e
dessa maneira ter garantida a posssibilidade de, em conjunto, construir passo a passo a cidadania.
A deficiência perpassa por todos os segmentos e setores da sociedade, e é alarmante o fato de que 80%
das pessoas com deficiência são pobres e excluidas da mesma forma que grande parte da população
brasileira, que não teve muitas oportunidades, entre elas o direito de estudar.
Um dos grandes avanços que percebemos é a mudança desse quadro,em um Brasil que tenta equiparar
direitos, com mais oportunidades para todas as pessoas e com políticas públicas que incluem as pessoas
com deficiência na sociedade, começando pelo sistema de ensino, da educação infantil até a universidade.
O papel da SEESP/MEC vem sendo desempenhado no sentido de cumprir a legislação vigente,da nossa Lei
maior à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que equivale à Emenda Constitucional,e
respeitando as hierarquias legais.O apoio da SEESP é fundamental para o avanço e conquistas, seja hoje
na escola,seja na universidade, e seja no futuro dentro do mercado de trabalho.
Inclusão para a Autonomia é o que queremos e precisamos fazer que aconteça para os nossos filhos e
filhas, inclusão em todas as àreas, começando pela educação, em busca do futuro sem segregação, com
pares com e sem deficiência, de todas as cores e tamanhos, culturas e religiões,ou seja, com a cara do
Brasil.
Essa é a meta da inclusão, transformar a sociedade para que seja de todos e todas e eliminando toda e
qualquer forma de preconceito e discriminação, com o entendimento de que somos todos Gente e iguais
nas diferenças, independente de qualquer coisa.
Crianças e adolescentes com síndrome de down PODEM, e cabe a nós, familiares, apoiadores e parceiros,
reconher e fortalece-los em seus direitos, para que façam suas próprias escolhas,sejam independentes e
tenham autonomia,e sempre que necessário, com todo apoio.
Sabemos que já avançamos muitos, mas ainda temos uma longa estrada a percorrer, e queremos fazer isso
em parceria com o Governo e a sociedade, pois nada atinge o outro sem que nos atinja também, e a
construção da sociedade inclusiva, de tijolo em tijolo, envolve todos os atores que lutam por um mundo
melhor,acessível,inclusivo,mais justo,humano, livre de barreiras atitudinais,e onde um cromossomo a mais
não seja justificativa para preconceito,discriminação e segregação.
Vamos em frente por que juntos somos fortes!
Federação Brasileira das Associações de
Síndrome de Down-FBASD
End: CRS 507 Bloco 67 / CEP:70.351.520 Brasilia-DF / Tel 61-32448514
e-mails: secretariafbasd@gmail.com ou presidentefbasd@gmail.com
Defensores da idéia como Marsha Forest e Jack Pearpoint influenciam familiares e professores com a idéia
de que pessoas com deficiência podiam e deviam conviver e aprender com todas as crianças, e provaram
que isso era possível,"Inclusão tem tudo a ver com mudança".
Estar incluido quer dizer estar junto, compartilhar, crescer e construir com a própria geração, significa
também pertencer, exercer cidadania e existir frente à sociedade como sujeito de direitos e deveres
É preciso considerar que a educação inclusiva como conceito de Educação para Todos(as),onde não existe
a presença do mas,não há espaço para exceções. Lugar de criança é na escola regular e dentro da classe
comum,não importa a etnia, classe,orientação sexual, população,ou se é do campo ou da cidade. Pertencer
é um direito, e no caso da criança, é dever da família, do Estado e da sociedade , e por isso mesmo, todas
as crianças podem e devem estudar e conviver dentro da escola, com os pares da sua própria geração, e
dessa maneira ter garantida a posssibilidade de, em conjunto, construir passo a passo a cidadania.
A deficiência perpassa por todos os segmentos e setores da sociedade, e é alarmante o fato de que 80%
das pessoas com deficiência são pobres e excluidas da mesma forma que grande parte da população
brasileira, que não teve muitas oportunidades, entre elas o direito de estudar.
Um dos grandes avanços que percebemos é a mudança desse quadro,em um Brasil que tenta equiparar
direitos, com mais oportunidades para todas as pessoas e com políticas públicas que incluem as pessoas
com deficiência na sociedade, começando pelo sistema de ensino, da educação infantil até a universidade.
O papel da SEESP/MEC vem sendo desempenhado no sentido de cumprir a legislação vigente,da nossa Lei
maior à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que equivale à Emenda Constitucional,e
respeitando as hierarquias legais.O apoio da SEESP é fundamental para o avanço e conquistas, seja hoje
na escola,seja na universidade, e seja no futuro dentro do mercado de trabalho.
Inclusão para a Autonomia é o que queremos e precisamos fazer que aconteça para os nossos filhos e
filhas, inclusão em todas as àreas, começando pela educação, em busca do futuro sem segregação, com
pares com e sem deficiência, de todas as cores e tamanhos, culturas e religiões,ou seja, com a cara do
Brasil.
Essa é a meta da inclusão, transformar a sociedade para que seja de todos e todas e eliminando toda e
qualquer forma de preconceito e discriminação, com o entendimento de que somos todos Gente e iguais
nas diferenças, independente de qualquer coisa.
Crianças e adolescentes com síndrome de down PODEM, e cabe a nós, familiares, apoiadores e parceiros,
reconher e fortalece-los em seus direitos, para que façam suas próprias escolhas,sejam independentes e
tenham autonomia,e sempre que necessário, com todo apoio.
Sabemos que já avançamos muitos, mas ainda temos uma longa estrada a percorrer, e queremos fazer isso
em parceria com o Governo e a sociedade, pois nada atinge o outro sem que nos atinja também, e a
construção da sociedade inclusiva, de tijolo em tijolo, envolve todos os atores que lutam por um mundo
melhor,acessível,inclusivo,mais justo,humano, livre de barreiras atitudinais,e onde um cromossomo a mais
não seja justificativa para preconceito,discriminação e segregação.
Vamos em frente por que juntos somos fortes!
Federação Brasileira das Associações de
Síndrome de Down-FBASD
End: CRS 507 Bloco 67 / CEP:70.351.520 Brasilia-DF / Tel 61-32448514
e-mails: secretariafbasd@gmail.com ou presidentefbasd@gmail.com
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