domingo, 23 de agosto de 2009

OBJETIVOS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA CORRESPONDENTE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Desenvolver uma imagem positiva de si mesmo atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

Descobrir e conhecer progressivamente o seu próprio corpo, suas potencialidades e limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidados com a própria saúde e bem estar.

Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas potencialidades de comunicação e interação social.

Observar e explorar o ambiente com atitudes de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante e transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação.

Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Utilizar as diferentes linguagens ( corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas as diferentes intenções e situações de comunicação, de forma, a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.


ASPECTOS GERAIS DOS CONTEÚDOS

- 0 a 2 anos: Fase do despertar do EU - corporal
Conteúdos:
- Elementos de estruturação do domínio corporal.
- Relações ludo-afetivo-sociais com o objeto com o outro e com o meio.
- Elementos cognitivos.

- 2 a 6 anos: Fase da D escoberta do EU - corporal
Conteúdos:
- Elementos de estruturação do domínio corporal.
- Controle da inibição voluntária.
- Relações ludo-afetivo-sociais com o objeto com o outro e com o meio
- Elementos simbólicos.
- Elementos ludo-cognitivos.
- Conhecimento do espaço imediato.
- Primeiros jogos de lateralidade.

4 comentários: