TRABALHANDO COM O ALUNO PORTADOR DE DEFICIÊNCIA MENTAL:
A Educação Especial é uma modalidade de ensino destinada às pessoas portadoras de deficiência, de condutas típicas e de altas habilidades, considerada pela Constituição Brasileira parte inseparável do direito à educação.
É conceituada como processo de desenvolvimento global das potencialidades de pessoas portadoras de deficiência, condutas típicas ou de altas habilidades, abrangendo os diferentes níveis e graus do sistema de ensino. Fundamenta-se em referenciais teóricos e práticos, compatíveis com as necessidades do seu alunado. O processo deve ser integral, fluindo desde a estimulação essencial até os graus superiores de ensino, e sua tarefa prioritária é ampliar os níveis de competências técnicas, eliminando o preconceito que atinge o seu alunado.
De acordo com a Política Nacional de Educação Especial (BRASIL, 1994b), "são considerados alunos portadores de necessidades educativas especiais aqueles que, por apresentarem necessidades próprias e diferentes dos demais alunos, requerem recursos pedagógicos e metodológicos educacionais especiais."
Dentro destes entendimentos, vamos abordar, na aula de hoje, quem é o aluno portador de deficiência mental e os procedimentos favoráveis ao seu desempenho escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá!!!
ResponderExcluirMuito bom os dez principiosnpara um bom professor. Você pode postar algo sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
Valeu.
Até mais.
Gaby Carvalho.