domingo, 15 de março de 2009

INFOesp

O Programa InfoEsp - "Informática, Educação e Necessidades Especiais" - do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD), unidade das Obras Sociais Irmã Dulce, tem como missão promover, utilizando os recursos de um ambiente computacional e telemático, o desenvolvimento das potencialidades cognitivas de alunos com necessidades educacionais especiais, entendidos como sujeitos do seu processo de aprendizagem e construção de seus conhecimentos. E, por meio de sua inclusão sócio-digital, torná-los mais autônomos no equacionamento e solução dos próprios problemas, capacitando-os a uma melhor interação com as pessoas e com seu meio, além de, para os alunos dos cursos técnicos oferecidos, prepará-los para um trabalho efetivo.

Hoje são oferecidos três tipos de atividades:

a) Trabalho educacional com a informática aplicada á educação, cujo objetivo é trabalhar o desenvolvimento cognitivo dos alunos, principalmente crianças e adolescentes, a partir dos 8 anos de idade, utilizando os recursos do ambiente computacional e telemático, e disponibilizando a Tecnologia Assistiva necessária para isso.

b) Curso de Informática Básica: com duração de 80 horas, em ambiente acessível e adaptado, para pessoas com deficiência a partir dos 16 anos de idade, com o Ensino Fundamental, disponibilizando a Tecnologia Assistiva e as metodologias necessárias, visando o aprendizado das informações e procedimentos básicos relativos ao Sistema Operacional, Edição de Texto e utilização da Internet, conhecimentos relevantes para a busca de um espaço no mercado de trabalho.

c) Curso de Montagem e Manutenção de Computadores: com duração de 64 horas, em ambiente acessível e adaptado, para pessoas com deficiência a partir dos 16 anos de idade, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio, disponibilizando a Tecnologia Assistiva e as metodologias necessárias.

HISTÓRICO

No início, em 1994

O Programa InfoEsp - "Informática, Educação e Necessidades Especiais" do Centro de Reabilitação e Prevenção de Deficiências (CRPD), unidade das Obras Sociais Irmã Dulce, foi implantado em outubro de 1993 em Salvador-Bahia, atendendo, inicialmente, somente a alunos residentes no CRPD.

Primeiro do gênero no Estado da Bahia, a partir de março de 1995 o Programa recebeu o seu primeiro Laboratório de Informática completo (10 computadores 486, alguns com multimídia, equipamento de última geração na época), por meio de convênio com a Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, CORDE, na época, orgão do Ministério da Justiça.

O funcionamento desse Laboratório propiciou, além do aumento no número de alunos matriculados, estendendo esses atendimentos também a alunos da comunidade, um incremento significativo no processo de capacitação permanente e especializado da equipe, com três técnicos sendo envolvidos de maneira estável no Programa. Eventualmente e por períodos de tempo pré-definidos, essa equipe é ampliada com a participação de estagiários de diferentes cursos superiores.

Seis anos depois, em setembro de 2001, foi feita a atualização desses equipamentos já defasados, com a chegada de novos computadores e softwares (13 computadores, webcam, impressoras, scanner, máquina fotográfica digital e novos softwares), divididos em dois Laboratórios, através de convênio com o PROINESP (Projeto de Informática na Educação Especial) da Secretaria de Educação Especial do MEC, assim como a participação da equipe em cursos de aperfeiçoamento.

Em maio de 2005, a partir de um convênio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) do Estado da Bahia, foi inaugurado o Projeto de Atualização e Ampliação do Programa InfoEsp, com a chegada de 12 novos computadores e a construção de um novo Laboratório de Informática, o terceiro em funcionamento. Esse convênio, junto com a contratação de um quarto profissional para compor a equipe de trabalho, possibilitou a diversificação dos serviços prestados pelo Programa, que passou a atender a uma outra forte demanda existente, ou seja, o oferecimento de cursos técnicos de informática, em ambiente acessível e adaptado com a Tecnologia Assistiva e as metodologias necessárias, principalmente para pessoas com diferentes graus de comprometimento motor ou sensorial, possibilitando a essas pessoas a aquisição dos conhecimentos em informática, tão necessários nos dias de hoje para a busca de um espaço no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário